//
you're reading...
Edições precedentes

Organizadores

Refinaria

Criada no fim de 2002, a produtora carioca Refinaria Filmes conta em seu currículo uma variada realização na área cultural. Dentre elas, os documentários “Tarde Dançante”, “Danças Cariocas – um olhar sobre a dança contemporânea nos anos 90″ e “2700km”, institucionais como a série de vídeos ambientais para a ONG IPÊ e a produção da performance “In-organic”, de Marcela Levi, ganhadora do Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança.

A Refinaria também tem firmado parcerias internacionais, colaborando com a produtora de Lisboa, Filmes do Trovão e co-produzindo junto com a produtora portuguesa David & Golias, o documentário “O manuscrito perdido de Fradique Mendes” de José Barahona, beneficiado com o apoio do Fundo Ibermedia para desenvolvimento.

Desde 2006, a Refinaria Filmes iniciou uma parceria importante com a ONG francesa Autres Brésils. Juntas, elas produziram a primeira edição da mostra de documentários “Social em Movimentos”, que aconteceu no Museu da República em novembro de 2006. A segunda edição, em 2007, foi realizada em Juiz de Fora. A terceira edição, em 2009,  aconteceu em cinco capitais brasileiras, celebrando o Ano da França no Brasil. Agora estão organisando a quarta edição de Social em Movimentos que acontecerá no Rio de Janeiro e em São Paulo e terá um cunho sócio-ambiental visto que o Brasil, e principalmente o Rio de Janeiro, será palco do maior encontro sobre o planeta, a Roda da Terra (Earth Summit 2012).

_______________________________________

logoab1

A associação Autres Brésils foi criada por iniciativa de brasileiros e franceses interessados em elaborar ferramentas para troca de informações e experiências sobre o Brasil. Durante todo o ano, a Autres Brésils traduz e difunde, em francês, notícias, reportagens, documentários, análises, pontos de vista e testemunhos sobre o Brasil a partir de uma rede de parceiros na mídia, em universidades e de atores sociais franceses e brasileiros.

Para isso, a ONG desenvolve um site francófono na Internet que se tornou referência sobre a sociedade brasileirawww.autresbresils.net(desde outubro de 2002). A Autres Brésils também organiza diversos eventos (projeção de filmes, debates e exposições) na França, como o Brésil en Mouvements (BEM), ciclo de projeções de documentários brasileiros, debates e encontros entre público, cineastas, movimentos sociais e ONGs.

Em 2011, o BEM chega à sua setima edição, tornando-se uma plataforma para lançamentos de documentários brasileiros em solo europeu. Mais do que apresentar a sociedade brasileira ao público francófono, o ciclo aprofunda temáticas em comum aos dois países, tornando mais claro e objetivo o contato do público com a realidade nacional.

No Brasil, a Autres Brésils promove o projeto Social em Movimentos, mostra de documentários brasileiros e franceses, encontros com cineastas e debates sobre desenvolvimento social, cuja primeira edição aconteceu em 2006, no Rio de Janeiro, com a realização em versão reduzida, de uma sessão em São João de Meriti.

Com a idéia de introduzir um caráter itinerante ao projeto, ocorreu em maio de 2007 a realização dessa mostra na cidade mineira de Juiz de Fora e em 2009, Ano da França no Brasil, o evento aconteceu no Rio de Janeiro, em São Paulo, Brasília, Salvador e Juiz de Fora.

Em 2012, a mostra “Social em Movimentos Rio+20” acontecerá no Rio de Janeiro e em São Paulo e terá um cunho sócio-ambiental visto que o Brasil, e principalmente o Rio de Janeiro, será palco do maior encontro sobre o planeta, a Roda da Terra (Earth Summit 2012).

 

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s