//
you're reading...
Rio de Janeiro

Mostra Social em Movimentos é recebida com sucesso e carinho no Rio de Janeiro

A mostra Social em Movimentos começou no Rio com uma sessão especial de abertura no Cinemaison do Teatro Maison de France. A noite começou com as palavras do cônsul da França no Rio de Janeiro Hugues Goisbault, que explicou ao público a importância do evento ao mostrar diversas faces da França contemporânea, cuja história é retomada nos filmes La zone – au pays des chiffonniers e L’amour existe.

O público ficou impressionado com a força das imagens de La zone, dirigido por Georges Lacombe em 1928. Assistir à sessão de um filme mudo e sem acompanhamento musical era uma experiência inédita para a maior parte da platéia, que acompanhou interessada a história dos catadores de papel. Já L’amour existe, de Maurice Pialat, deixou o público emocionado e serviu como ponto de partida para o coquetel que se seguiu à sessão.

A noite de abertura ainda contou com a presença da vice-presidente da ONG, Autres Brésils, Erika Campelo, que destacou a participação de parceiros como a Refinaria Produções, Embaixada da França no Brasil, Forum des Images, CulturesFrance, prefeitura de Paris. Já o diretor do Forum des Images, Gilles Rousseau, tratou dos filmes co-produzidos pela instituição, 5-7 rue Corbeau, On n’est pas des marques de vélo e À côté. A diretora do filme La traversée Elisabeth Leuvrey, as diretores de Do outro lado, Mônica Marques e Paula Zanettini, e o advogado francês Jean Eric Malabre, que vai participar do debate sobre imigração, também estiveram na abertura, que ainda contou com Brigitte Veyne, do serviço audiovisual da Embaixada, e Catherine Faudray, da cinemateca.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s