//
you're reading...
Brasilia

Brasília | Dia a dia #4 | Justiça em foco

A quinta-feira começa cheia de programação extra para Patrick Marest, que se reuniu com autoridades para conversar sobre o sistema carcerário brasileiro e o francês. De manhã, o encontro foi no Palácio da Justiça. Pela tarde, numa visita à Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, onde foi recebido pelos deputados Domingos Dutra e Luiz Couto.

No SESC, uma platéia pequena acompanhou atentamente o drama das famílias brasileiras e francesas que visitam amigos e parentes que estão nas prisões. A semelhança entre os depoimentos vistos em Ao lado e Do lado fora reforça os dramas pessoais provocados pelo sistema carcerário dos dois países. “Passamos por duas horas impactantes e, apesar da diferença entre os dois países, ouvimos frases exatamente iguais, o que nos levanta muitas questões”, disse a jornalista Vânia Alves, que atua nos veículos de comunicação da Câmara dos Deputados, dando início ao debate.

A defesa do preso como ser humano, cidadão e pessoa de direito usuária de um serviço público: esse é um dos objetivos do Observatório Internacional de Prisões (OIP), representado pelo delegado geral da seção francesa Patrick Marest. “Trabalhamos pelo direito à dignidade da pessoa detida, que é um direito inalienável”, afirmou.

O público ainda pode ver as condições degradantes das prisões e penitenciárias brasileiras com a exibição do trecho de O grito das prisões, produção da TV Câmara. “O Brasil prende mal e cuida mal de quem está preso”, resumiu Fernando Mattos, coordenador geral do Programa Nacional de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos. Para ele, a pena de prisão é um mal necessário que deverá ser cada vez menos usada. A saída está nas penas alternativas.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s