Ver, confrontar as realidades e debater soluções para os desafios sociais que marcam o Brasil e a França. Mais do que a apresentação de documentários brasileiros e franceses, ampliando o intercâmbio cultural entre os dois países, a mostra Social em Movimentos: França em foco é marcada pela discussão sobre as experiências e a solução de problemas sociais nos dois países. Após cada dia de exibição, o público é convidado a discutir os temas sociais colocados em pauta pelos filmes apresentados, como trabalho, direito à moradia, imigração e justiça.
As produções foram divididas em quatro temas, que servirão como pontos de discussão sobre o dia-a-dia nos dois países e propostas para conciliar o desenvolvimento social e econômico, tendo como foco:
Uma cidade, várias histórias (5-7 rue Corbeau e Moro na Tiradentes) ;
Imigração (La traversée e Migrantes).
Músicas urbanas (On n’est pas des marques de vélo, Entre a luz e a sombra)
Justiça (Do outro lado e Do lado de fora).
Também serão apresentados o mais recente filme do documentarista consagrado Raymond Depardon, « La vie moderne » e duas raridades históricas, nunca exibidas no Brasil: o documentário mudo « La zone, au pays des chiffonniers » e « L’amour existe », curta-metragem que marca a estréia de Maurice Pialat, que ganharia a Palma de Ouro no Festival de Cannes por « Sob o sol de Satã ».
Evento oficial do Ano da França no Brasil, a mostra Social em Movimentos 2009 – França em foco é resultado de uma parceria da Refinaria Filmes, com a ONG francesa Autres Brésils, o Forum des Images e o SESC Distrito Federal. A curadoria da mostra é da Autres Brésils e do Forum des Images. Classificação indicativa: de acordo com o filme.
Quando : de 26 a 30 de maio
Local :
CineTeatro SESC Presidente Dutra
Setor Comercial Sul quadra 02 bl C nº 227
Entrada gratuita
Discussão
Nenhum comentário ainda.