//
you're reading...
Edições precedentes

Organizadores

Refinaria

Criada no fim de 2002, a produtora carioca Refinaria Filmes conta em seu currículo uma variada realização na área cultural. Dentre elas, os documentários “Tarde Dançante”, “Danças Cariocas – um olhar sobre a dança contemporânea nos anos 90” e “2700km”, institucionais como a série de vídeos ambientais para a ONG IPÊ e a produção da performance “In-organic”, de Marcela Levi, ganhadora do Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança.

A Refinaria também tem firmado parcerias internacionais, colaborando com a produtora de Lisboa, Filmes do Trovão e co-produzindo junto com a produtora portuguesa David & Golias, o documentário “O manuscrito perdido de Fradique Mendes” de José Barahona, beneficiado com o apoio do Fundo Ibermedia para desenvolvimento.

Desde 2006, a Refinaria Filmes iniciou uma parceria importante com a ONG francesa Autres Brésils. Juntas, elas produziram a primeira edição da mostra
de documentários “Social em Movimentos”, que aconteceu no Museu da República
em novembro de 2006. A segunda edição, em 2007, foi realizada em Juiz de Fora. Agora, a Refinaria Filmes e a Autres Brésils se unem novamente para a realização da mostra “Social em Movimentos – 2009 – França em Foco”, que acontecerá em cinco capitais brasileiras, celebrando o Ano da França no Brasil.

_______________________________________

logoab1

A associação Autres Brésils foi criada por iniciativa de brasileiros e franceses interessados em elaborar ferramentas para troca de informações e experiências sobre o Brasil. Durante todo o ano, a Autres Brésils traduz e difunde, em francês, notícias, reportagens, documentários, análises, pontos de vista e testemunhos sobre o Brasil a partir de uma rede de parceiros na mídia, em universidades e de atores sociais franceses e brasileiros.

Para isso, a ONG desenvolve um site francófono na Internet que se tornou referência sobre a sociedade brasileira: www.autresbresils.net (desde outubro de 2002). A Autres Brésils também organiza diversos eventos (projeção de filmes, debates e exposições) na França, como o Brésil en Mouvements (BEM), ciclo de projeções de documentários brasileiros, debates e encontros entre público, cineastas, movimentos sociais e ONGs.

Em 2008, o BEM chega à sua quarta edição, tornando-se uma plataforma para lançamentos de documentários brasileiros em solo europeu. Mais do que apresentar a sociedade brasileira ao público francófono, o ciclo aprofunda temáticas em comum aos dois países, tornando mais claro e objetivo o contato do público com a realidade nacional.

No Brasil, a Autres Brésils promove o projeto Social em Movimentos, mostra de documentários brasileiros e franceses, encontros com cineastas e debates sobre desenvolvimento social, cuja primeira edição aconteceu em 2006, no Rio de Janeiro, com a realização em versão reduzida, de uma sessão em São João de Meriti.

Com a idéia de introduzir um caráter itinerante ao projeto, ocorreu em maio de 2007 a realização dessa mostra na cidade mineira de Juiz de Fora. Estender o evento para outros centros como Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e Salvador será o nosso novo desafio.

_________________________________

logoforum

O Forum des Images é uma instituição subvencionada pela cidade de Paris. Aberta a diversos tipos de produção audiovisual e freqüentada por todo tipo de público, sua videoteca reúne uma coleção de 6500 filmes sobre Paris. Essas obras podem ser vistas em telas individuais ou em sessões realizadas numa de suas cinco salas em programações temáticas, encontros e debates, festivais, ateliês pedagógicos, cine-concertos…

Por sua missão principal, o Forum des Images também desenvolve uma política de produção de documentários com objetivo de dar conta das transformações urbanas e sociológicas da cidade, da evolução social e individual no ambiente urbano, algumas vezes, hostil. Falta de moradia, imigração, moradores de rua, mercado de trabalho e homossexualidade são alguns dos temas retratados nessas produções.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s